Young girl sleeping in bed

Dicas para dormir melhor.

Dormimos em média um terço da nossa vida. O sono tem função restaurativa, termorregulatória, de consolidação da memória e aprendizado e repouso para o organismo.

Com tantas funções fundamentais, entendemos a importância de uma boa noite de sono. Dormir bem é muito importante para manter a saúde do corpo e da mente.

Para uma melhor noite de sono, evite algumas bebidas como refrigerantes de cola, café e até mesmo alguns tipos de chá próximo ao horário do sono pois as mesmas possuem substâncias que estimulam o sistema nervoso central e deixam o organismo em estado de alerta. Para quem tem ou tem tendência à insônia, a recomendação é que a partir das 16 horas se evite esse tipo de bebidas, para o efeito desses estimulantes passar até a hora de dormir, não atrapalhando assim a qualidade do sono. O vinho também não deve ser degustado sem moderação pois, apesar de ser capaz de deixar a pessoa mais relaxada, atrapalha na hora de dormir pelo fato de, quando o álcool entra na corrente sanguínea, o cérebro recebe um sinal para entrar em estado de alerta, logo, prejudica o sono. A regra do horário se aplica à atividades físicas onde se é recomendado a prática de exercícios em horários que não influenciam seu sono já que os exercícios liberam adrenalina e pode atrapalhar o sono.

Acostume-se com uma rotina do sono, até fins de semana. Por exemplo, busque dormir sempre às 22 horas e seu organismo trabalhará para te induzir ao sono toda vez que se aproximar desse horário. Importante lembrar de manter seu quarto livre de iluminação artificial (mesmo sendo artificial, a luz é interpretada pelo cérebro como luz solar e por “achar” que é dia, não produz o hormônio que induz o sono), com uma temperatura adequada, bem aconchegante para induzir o organismo a excretar melatonina, responsável pelo sono. Estudos também comprovam que usar qualquer aparelho eletrônico uma hora antes de dormir pode atrapalhar o sono, ou seja, até mesmo trocar mensagens pelo celular durante a noite é capaz de interferir no repouso.

Se acordar no meio da noite, o recomendado é levantar e fazer algo relaxante, retornando para a cama apenas quando estiver com sono novamente. Desse modo, afasta a ansiedade e você dorme com mais facilidade.

Os moradores da Baixada Fluminense e Rio de Janeiro contam com centros de excelência em Medicina do Sono. Localizado em Nova Iguaçu e Angra dos Reis, a Prontorrino é totalmente capacitada para melhor te atender caso tenha problemas com seu sono. Clique aqui e conheça os planos aceitos.

002

Cuidados com a audição.

Nossa audição é muito importante e delicada, então evite ouvir música alta por período prolongado. Prefira os fones de conchas pois distribuem melhor o som e siga a recomendação da Organização Mundial de Saúde que diz que o volume dos dispositivos de música não podem ultrapassar 60 decibéis. Mais que isso pode afetar sua saúde, causando dores de cabeça, estresse, insônia, gastrite, úlcera, depressão e a perda progressiva da audição provocado pela “agressão” às membrana dos tímpanos.

Se seu trabalho te expõe constantemente a sons muito altos, proteja-se com protetores auditivos e em trabalhos em casa, evite ligar muitos aparelhos eletrônicos ao mesmo tempo.

Fique atento também às buzinas e barulhos no trânsito, pois causam danos aos ouvidos e geram estresse. Se possível, evitar circular com as janelas do seu veículo abertas para proteger sua saúde.

Quando for para qualquer evento com música, evite ficar muito perto de caixas de som. Em um show, por exemplo, mesmo numa distância de 1 a 2 metros da caixa de som, você fica exposto a 105-120 decibéis o que é extremamente acima de 60 decibéis, o recomendado pela OMS, e, depois de dias agitados, faz bem dar um descansos aos ouvidos. Sempre que for possível, busque ficar em silêncio.

Fique atento aos sintomas da perda de audição. Quase não dá para perceber os sintomas da perda de audição, por isso, em caso de qualquer alteração na capacidade auditiva e/ou suspeita de perda de audição, visite rapidamente um otorrinolaringologista.

Os moradores da Baixada Fluminense e Rio de Janeiro contam com centros de excelência em Otorrinolaringologia. Localizado em Nova Iguaçu e Angra dos Reis, a Prontorrino é totalmente capacitada para melhor te atender caso tenha problemas com sua audição. Clique aqui e conheça os planos aceitos.

iChanges-your-level-of-responsibility

Estudos indicam quantidade de sono necessária para cada faixa etária.

Para ter uma uma boa saúde, é necessário que o corpo tenha um tempo de descanso predeterminado. Dormir na medida certa pode afastar problemas como cansaço, falta de concentração, ansiedade e até algumas doenças como hipertensão,obesidade e diabetes.

Uma boa administração do sono ajuda a manter os processos metabólicos funcionando de forma saudável no organismo, para as crianças, o repouso ajuda na formação de neurônios e na maximização das sinapses no cérebro.


De acordo com estudos feitos pela Instituição norte-americana Nacional Sleep Foundation, cada faixa etária necessita de uma quantidade específica de relaxamento para ter uma boa produtividade.

 

Quadro de horrario

 

A privação do sono gera consequências ruins, tanto quanto dormir em excesso, pois vai contra o ritmo dos hormônios, acarretando em uma possível desregulação do relógio biológico e mudanças na temperatura corporal.

Evidentemente, os parâmetros podem variar de pessoa para pessoa, incluindo fatores como: estado físico,idade e hábitos diários, porém estes valores ajudam a estabelecer regras básicas para uma melhor qualidade de vida.

 

Leia mais

sad-child-portrait

Transtorno pode atrapalhar fala e escrita da criança.

O Distúrbio do Processamento Auditivo (DPAC) está entre as poucas causas conhecidas de doenças que afetam o aprendizado das crianças. Este transtorno costuma provocar problemas de fala e escrita e se não tratado a tempo, pode desencadear quadros depressivos.

Este transtorno se confunde a Dislexia e ao Déficit de Atenção, e devido a esta semelhança, ocorrem muitos erros na hora de efetuar o diagnóstico adequado.

O DPAC é uma alteração neurológica em que o paciente possui audição normal, porém não é capaz de interpretar as informações que recebe. Isso pode ocorrer devido a má formação cerebral, questões hereditárias ou otite nos primeiros anos de vida.

Alguns sintomas como: dificuldades para memorizar nomes e datas, dar recados, interpretar textos e ter atenção, podem ser um indício da existência de DPAC.

Esta síndrome costuma se revelar entre 2 a 6 anos de idade, quando a criança está aprendendo a falar e escrever.

Ao identificar estes sintomas procure um Otorrino, para que este faça um histórico clínico detalhado, identifique se existem causas auditivas, e indique o tratamento apropriado.

Marque a sua consulta clicando aqui 

Os moradores do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense, contam com um centro de excelência em Medicina do Sono. Localizado em Nova Iguaçu, a Prontorrino realiza exames e cirurgias em Medicina do Sono, dentre eles a polissonografia com titulação CPAP, polissonografia tipo split night e polissonografia basal, além de realizar exame de sonoendoscopia e cirurgia de apneia obstrutiva do sono. A Prontorrino está localizada na Rua Barão de Tinguá, 335 – Kaonze – Nova Iguaçu, rua atrás do Hospital Nossa Senhora de Fátima. Veja os planos de saúde aceitos pela Prontorrino.

shutterstock_11409760

VIDEONASOSCOPIA

Exame que permite a visualização das estruturas das cavidades nasais e rinofaringe: Septo nasal, cornetos inferiores e médio adenóide.Indicado para analisar as condições da mucosa nasal e detectar alterações de desvio de septo, presença de pólipos inflamatórios, tumores e seios paranasais. Exame extremamente importante em pacientes com rinite, obstrução nasal, apneia do sono e ronco. O exame é confortável, e conectado a um sistema de video que permite um diagnóstico preciso.Não necessita de preparo ou cuidado especial prévio. Utiliza apenas anestésico tópico em spray, gotas ou gel.

Na Prontorrino, em Nova Iguaçu, os moradores do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense (Belford roxo, Nova Iguaçu, Nilópolis, Mesquita, São João de Meriti, Duque de Caxias, Queimados, Japeri e Paracambi) realizam o exame de Eletrococleografia com segurança e precisão de resultados. Marque a sua consulta clicando aqui.

Primavera

Primavera pode provocar o surgimento de doenças respiratórias

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), aproximadamente 30% da população mundial sofre de algum tipo de alergia. Além disso, dados do Ministério da Saúde revelam que, entre 10% a 25% da população brasileira, tem rinite alérgica.

Segundo Especialistas,na Primavera, a alta dispersão de pólen, tempo seco e as oscilações de temperatura, podem desencadear algumas doenças no trato respiratório como: rinites, bronquites e asma.
O aumento da temperatura juntamente com a baixa umidade do ar tornam os ambientes propícios à proliferação de fungos, ácaros e bactérias que podem causar inflamações na mucosa nasal.

Engana-se quem pensa que somente a poeira visível está cheia desses microrganismos: eles também estão presentes nas fibras dos colchões, nos travesseiros e móveis e gostam de ambientes quentes e úmidos, sem muita iluminação. O hábito de espanar ou varrer o ambiente não diminui a quantidade de ácaros, apenas os espalha, então o ideal é recorrer sempre a um pano úmido. Recomenda-se também, que os travesseiros sejam trocados regularmente, além disso, os ambientes devem estar sempre arejados.

Sintomas como: obstrução nasal, coriza, dores de cabeça, coceira no nariz, garganta e nos olhos podem ser indicativos de que algum processo alérgico pode estar se desenvolvendo no organismo. Previna-se! Aparecendo os primeiros sintomas procure o médico otorrinolaringologista.

 

Leia mais

Eletrococleografia

O exame de Eletrococleografia

O exame de Eletrococleografia tem como objetivo avaliar o funcionamento da orelha interna identificando se há ou não lesões nos sistema auditivo. Eficaz no auxílio do diagnóstico da Doença de Meniere (que afeta a capacidade auditiva e o equilíbrio). Um eletrodo é colocado junto a membrana timpânica e registra a resposta dos estímulos em um monitor. O exame dura em torno de 40 a 80 minutos. No dia do exame o paciente não deve estar com dor ou secreção no canal auditivo, pois a obstrução do ouvido por cera interfere na execução do exame.

Leia mais

Medicina do Sono

O colchão ideal para uma boa noite de sono

Uma boa noite de sono contribui para uma melhor qualidade de vida. Dormir bem aumenta a disposição, favorece a memória e o raciocínio. Já uma noite mal dormida pode gerar dores pelo corpo, cansaço, sonolência, perda de memória e uma série de outros problemas, tais como o aumento do peso.

Durante o sono, o organismo produz seratonina, melatonina e outras substâncias que proporcionam sensação de bem-estar e protegem o corpo do estresse e da ansiedade. Ao dormir, as energias são recuperadas, ajudando a equilibrar o campo nervoso, o emocional e o mental.

Leia mais

Medical staff working with Medecins sans Frontieres prepare to bring food to patients kept in an isolation area at the MSF Ebola treatment centre in Kailahun

Ebola. A doença mortal.

Se contraído, o Ebola é uma das doenças mais mortais que existem. É um vírus altamente infeccioso que pode matar mais de 90% das pessoas que o contraem, causando pânico nas populações infectadas. O Ebola surgiu em 1976, em surtos simultâneos em Nzara, no Sudão, e em Yambuku, na República Democrática do Congo, em uma região situada próximo do Rio Ebola, que dá nome à doença. Estima-se que, até janeiro de 2013, mais de 1.800 casos de Ebola tenham sido diagnosticados e quase 1.300 mortes registradas. Leia mais

Obesidade

Redução no consumo de calorias pode melhorar sintomas de Apneia do Sono

Um estudo realizado no Laboratório de Patologia Clínica e Experimental da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj) demonstrou que a apneia do sono, um estado que ocorre quando uma via respiratória é bloqueada subitamente e interrompe a respiração, resultando em episódios de roncos altos à noite e de fadiga crônica durante o dia, além da dificuldade para dormir, pode ser controlado com uma diminuição moderada das calorias. O trabalho foi apresentado em encontro científico da American Heart Association, em São Francisco (EUA).

Leia mais